Alô, professor! Lamentável e muito triste rumo da educação pública, uma grave crise sem precedente.
Grande BH: aluno desrespeita suspensão e é retirado de sala de aula pela PM
Uma crise institucional da função social da escola, uma crise pedagógica agravada pela lógica da produtividade e de uma educação centrada nos resultados.
A crise da educação pública é
um problema complexo e multifacetado que exige uma reflexão cuidadosa e uma
ação transformadora
A lógica da produtividade e da educação
centrada nos resultados pode levar a uma visão estreita e utilitária da
educação, que ignora a importância da formação integral dos estudantes e da
construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
E de forma estratégica o
triunfalismo do mercado que coloca de lado oposto professores e estudantes,
como adversários de classe. Em que os professores acusam os estudantes e, por
sua veze, os estudantes acusam os professores pela crise do ensino.
A presença do policial na salade aula e a forma violenta que o aluno foi retirada e o silêncio obtusos dos colegas,
forma violenta como o aluno foi retirado são sintomas de um fracasso mais
profundo da escola em criar um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo.
E está posto um desafio Hércules
de repensar a escola em todos seus aspectos que perpassa por uma cultura contra
hegemônica.
É fundamental para criar uma
cultura contra-hegemônica que priorize a educação como um direito humano
fundamental e como um processo de formação integral dos estudantes.
A lógica da produtividade e da
educação centrada nos resultados pode levar a uma visão estreita e utilitária
da educação, que ignora a importância da formação integral dos estudantes e da
construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Você
gostaria de discutir mais sobre como criar uma cultura contra-hegemônica na
escola ou sobre possíveis soluções para a crise da educação pública?
Leia
mais em:
Vídeo:
aluno é agredido por PM em escola da Grande BH
Grande
BH: aluno desrespeita suspensão e é retirado de sala de aula pela PM
Comentários
Postar um comentário