ANALFABETISMO FUNCIONAL: PRINCIPAIS RESULTADOS DA INAF

 

https://tse1.mm.bing.net/th/id/OIP.QYfbdYoNDTqUwAVJRd8kRAAAAA?cb=iwc1&rs=1&pid=ImgDetMain

O Inaf é um estudo que tem como objetivo medir os níveis de alfabetismo funcional da população brasileira de 15 a 64 anos. Na página da unicef foi postado por Elisa Meirelles Reis - Especialista de Comunicação UNICEF Brasil, e Aline Tavares -Communication Officer | Media Relations, em 05 de maio de 2025 em Brasília sobre analfabetismo funcional.

Segundo Eliza Meirelles e Aline Tavares, o analfabetismo funcional não avançou no Brasil nos últimos seis anos. É o que revela a nova edição do Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional). O levantamento aponta que 29% dos brasileiros de 15 a 64 anos seguem nessa condição, mesmo patamar verificado em 2018, ano em que a série histórica da pesquisa, publicada desde 2001, foi interrompida devido à pandemia de Covid-19.

Quatro habilidades cognitivas em cinco níveis de domínio

1. 1.    Reconhecer/ Decodificar,

2.    Localizar/ Identificar,

3.    Compreender/Inferir

4.     Avaliar/ Refletir. 



Por meio de uma prova escrita e agora também digital, aplicada em domicílio, o INAF avalia quatro habilidades funcionais nos campos do letramento, do numeramento e do contexto digital que estão organizadas em quatro grupos de habilidades:



Os resultados permitem distribuir a população em cinco níveis de proficiência.



Leia mais em:

Analfabetismo funcional não apresenta melhora e alcança 29% dos brasileiros, mesmo patamar de 2018, aponta novo levantamento do Inaf

Indicador de Alfabetismo Funcional | Inaf

Habilidades e níveis de alfabetismo | Inaf



Comentários

Postagens mais visitadas