ANALFABETISMO FUNCIONAL: PRINCIPAIS RESULTADOS DA INAF
O Inaf é um estudo que tem como objetivo medir os níveis de
alfabetismo funcional da população brasileira de 15 a 64 anos. Na página da unicef foi
postado por Elisa Meirelles Reis - Especialista de Comunicação UNICEF Brasil, e
Aline Tavares -Communication Officer | Media Relations, em 05 de maio de 2025
em Brasília sobre analfabetismo funcional.
Segundo Eliza Meirelles e Aline Tavares, o analfabetismo
funcional não avançou no Brasil nos últimos seis anos. É o que revela a nova
edição do Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional). O levantamento aponta que
29% dos brasileiros de 15 a 64 anos seguem nessa condição, mesmo patamar
verificado em 2018, ano em que a série histórica da pesquisa, publicada desde
2001, foi interrompida devido à pandemia de Covid-19.
Quatro habilidades cognitivas em cinco níveis de domínio
1. 1. Reconhecer/ Decodificar,
2.
Localizar/
Identificar,
3.
Compreender/Inferir
4.
Avaliar/ Refletir.
Por meio de uma prova escrita e agora também digital, aplicada em domicílio, o INAF avalia quatro habilidades funcionais nos campos do letramento, do numeramento e do contexto digital que estão organizadas em quatro grupos de habilidades:
Os resultados permitem distribuir
a população em cinco níveis de proficiência.
Leia mais em:
Indicador de Alfabetismo Funcional | Inaf
Habilidades e níveis de alfabetismo | Inaf
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