Alô, professor! Nisia Floresta grande mulher à frente do seu tempo, precursora na defesa das mulheres e em uma educação libertadora


https://th.bing.com/th/id/R.a3b86724d219bacda7898d4466083a0a?rik=ndX64HMqKS%2b75A&pid=ImgRaw&r=0


Alô, professor! Nisia Floresta grande mulher à frente do seu tempo, precursora na defesa das mulheres e em uma educação libertadora.

As vezes como educadores, nós falta ousadia para uma educação libertadora.

Em 24 de abril de 2025 São Paulo na página operamund foi publicadaó a história de Nisia Floresta grande mulher à frente do seu tempo, precursora na defesa das mulheres e em uma educação libertadora. Nísia Floresta: pioneira do feminismo e da educação libertadora no Brasil

Ela foi primeira autora do país a publicar textos em defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero

Há 140 anos, em 24 de abril de 1885, falecia a educadora, escritora e poetisa Nísia Floresta. Considerada a precursora do feminismo no Brasil, ela foi a primeira autora do país a publicar textos em defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero.

Nísia também se consagrou como uma pioneira da educação libertadora, ao fundar um colégio feminino que se destacou por romper com o ensino tradicional — substituindo a preparação das meninas para o matrimônio e a maternidade por uma educação ampla no campo das artes, ciências e humanidades.

A atuação intelectual de Nísia também abrangeu a crítica social aos costumes do seu tempo, a defesa dos povos indígenas e a denúncia dos horrores da escravidão. Ela viveu parte de sua vida na Europa, onde teve contato com o positivismo e tornou-se uma das mais notórias discípulas de Auguste Comte.

Leia mais em: 

Nísia Floresta: pioneira do feminismo no Brasil - Opera Mundi




Comentários

Postagens mais visitadas