VOCÊ TEM O CONHECIMENTO DE QUANTAS CRIANÇAS FORAM EXCLUÍDAS DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE IBIRITÉ?

 




https://s3.static.brasilescola.uol.com.br/img/2018/11/educacao-infantil.jpeg


Os dados recentes do Ministério da Educação (MEC) mostram um quadro desolador do ensino público municipal com número expressivo de adolescentes e crianças que foram excluídos do processo de escolarização.

A distorção idade-série é a proporção de alunos com mais de 2 anos de atraso escolar/educação e a expectativa é que o aluno conclua o 9ºano com idade até 14 anos. 

A princípio são três origens que geram esta defasagem: a reprovação, abandono acompanhado de posterior retorno do estudante e matrícula tardia de idade.

Para se obter os dados da distorção idade-série, são coletados os dados no Censo escolar, inclusive a idade dos alunos e tecnicamente o Censo Escolar pode ser definido como:

"O Censo Escolar é um levantamento estatístico anual coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas e privadas de todo o País. A pesquisa proporciona a obtenção de estatísticas sobre as condições de oferta e atendimento do sistema educacional brasileiro, na educação básica, reunindo informações sobre todas as suas etapas e modalidades de ensino e compondo um quadro detalhado sobre os alunos, os profissionais escolares em sala de aula, os gestores, as turmas e as escolas. Os dados apurados pela pesquisa subsidiam a operacionalização de importantes políticas públicas, programas governamentais e ações setoriais nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). A declaração das informações escolares ao Censo Escolar é obrigatória para todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica no País e deve ser feita com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, tendo por parâmetro a situação observada na data de referência da pesquisa, que, conforme indicado na apresentação, foi definida como o dia 11 de março de 2020 (Portaria Inep nº 357/2020), marcando o momento imediatamente anterior à interrupção das aulas. A coleta de dados é realizada por meio do Educacenso, um sistema eletrônico que possibilita que os formulários da pesquisa sejam preenchidos diretamente por seus usuários (informantes), ou mediante processo de migração de dados de forma automática, a partir dos sistemas próprios de gestão das escolas e redes de ensino. Portanto, trata-se de um levantamento estatístico com base na coleta indireta de informações documentais por meio de um questionário eletrônico autopreenchido. (Fonte: Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira." Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília: Inep, 2021.p.13)


Quando o aluno é excluído ou reprovado nos estudos no período de dois anos ou mais, o mesmo retorna à escola, é necessário repetir a mesma série para não prejudicar a progressão dos conteúdos. O aluno dará continuidade aos estudos, portanto, com defasagem em relação à idade. De acordo com a legislação educacional do país, se trata de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Conforme o site https://qedu.org.br/municipio/3129806-ibirite/distorcao-idade-serie podemos observar no gráfico a seguir  que a cidade de Ibirité apresenta a exclusão escolar de centenas de estudante no município.


Comentários

Postagens mais visitadas